O que é
Foto: FUNBIO
O Arco do Desmatamento, que vai desde oeste do Maranhão e sul do Pará até o Acre, ando por Mato Grosso e Rondônia, é a região da Amazônia com os maiores índices de destruição. As pressões são diversas, variando desde grandes projetos de infraestrutura como rodovias, ferrovias e hidrelétricas, até o avanço contínuo da fronteira agrícola e de atividades de exploração de recursos minerais e madeireiros. Os territórios Kayapó, seis Terras Indígenas que compreendem cerca de 11 milhões de hectares (duas vezes o estado da Paraíba) localizadas no Sul do Pará e no Norte de Mato Grosso, estão no centro dessa devastação.
O Fundo Kayapó é um mecanismo financeiro sustentável e de longo prazo que tem por finalidade apoiar iniciativas que visam à proteção e conservação da biodiversidade, promoção do etnodesenvolvimento e fortalecimento das instâncias de representação do Povo Mebêngôkre.
O apoio é feito por meio do ree de recursos para o desenvolvimento de projetos apresentados por organizações de representação dos Povos indígenas Kayapó que atendam aos critérios de elegibilidade do Fundo. Atualmente são apoiadas as Terras Indígenas Kayapó, Menkragnoti, Bau, Capoto/Jarina, Badjonkôre e Las Casas, situadas no sul do Pará e norte do Mato Grosso.
O Fundo Kayapó foi estabelecido em 2011 a partir das doações realizadas pela Conservação Internacional (CI) e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com recursos do Fundo Amazônia. O FUNBIO, foi responsável pelo desenho inicial do Fundo e segue até hoje como seu gestor financeiro e exercendo a secretaria executiva das duas instâncias previstas na governança: a Comissão de Doadores e a Comissão Técnica.
ODS
SituaçãoEm Andamento |
Ano início2011 |
BiomaAmazônia |